O câncer

O QUE É

Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

OS MAIS COMUNS

Os tipos mais comuns da doença são os de pulmão, mama, colorretal, estômago e fígado, que juntos respondem por quase metade dos novos casos de câncer que surgem no mundo a cada ano.




Gênito - urinário

O câncer na região gênito- urinária compreende as doenças que acometem as regiões da bexiga, uretra, testículos, pelve e ureter.
O câncer de uretra (o canal que transporta a urina desde a bexiga até o exterior do corpo) é raro, ocorrendo com maior frequência depois dos 50 anos de idade. Pode ocorrer em homens e mulheres e é o único câncer do trato urinário que é mais comum nas mulheres. Acredita-se que certos tipos de papilomavírus humano possam estar na origem do câncer de uretra, em algumas pessoas. Do contrário, a causa é desconhecida.

A radioterapia, a remoção cirúrgica da uretra, mas também da bexiga, ou uma combinação da radioterapia e da remoção cirúrgica têm sido usadas para tratar o câncer de uretra. O prognóstico do câncer de uretra depende da sua localização exata e da sua extensão.

Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Gastrointestinal

O tumor gastrointestinal é um tipo de câncer que se desenvolve no sistema digestivo. Ele pode afetar esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto, mas 70% dos casos ocorrem no estômago ou no intestino. A doença começa na parede dos órgãos, junto às camadas musculares, e atinge cerca de três a cinco mil pessoas no Brasil por ano.

O câncer gastrointestinal pode ocorrer em qualquer idade. Porém, são mais comuns em pessoas entre 50 e 80 anos e raramente acontecem antes dos 40 anos.

Apesar de não haver comprovação científica que o tumor gastrointestinal é hereditário, há casos raros de pessoas da mesma família que herdaram uma mutação genética que pode causar GIST.

Pulmão

O câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

A última estimativa mundial (2012) apontou incidência de 1,8 milhão de casos novos, sendo 1,24 milhão em homens e 583 mil em mulheres.

A taxa de incidência vem diminuindo desde meados da década de 1980 entre homens e desde meados dos anos 2000 entre as mulheres. Essa diferença deve-se aos padrões de adesão e cessação do tabagismo constatados nos diferentes sexos.

Pele

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

Outros

Câncer de cabeça e pescoço

Entre os homens e mulheres, o câncer de boca responde por 5% de todos os tumores malignos, ocupando a 5ª posição entre os cânceres masculinos, enquanto o de garganta está em 8° lugar entre os homens, segundo o o INCA – Instituto Nacional do Câncer. Entre o público feminino, o câncer de boca é o 12° mais prevalente.
Os tumores de cabeça e pescoço quando são diagnosticados precocemente são muito curáveis. O tratamento depende de cada caso, mas houve evolução nos últimos anos.

Câncer do sistema nervoso central

O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC). Os tumores do SNC devem-se ao crescimento de células anormais nos tecidos dessas localizações. O câncer do SNC representa de 1,4 a 1,8% de todos tumores malignos no mundo. Cerca de 88% dos tumores de SNC são no cérebro.
As causas de tumores do SNC ainda são alvo de muitos estudos. Entende-se atualmente que essa doença é multifatorial, ou seja, ela é causada pelo somatório de várias alterações genéticas.

PREVENÇÃO

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença.

O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.

O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

loader